quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vendas em shoppings devem subir 19% em 2012

As vendas em shopping centers no Brasil devem atingir R$ 119 bilhões até o final do ano, o que representa um crescimento de 19,4% em relação aos R$ 99,6 bilhões comercializados em 2011. Segundo o IBOPE Inteligência, a estimativa é que neste ano o Brasil ganhe 1,4 milhão de metros quadrados de Área Bruta Comercial (ABC) para esse tipo de empreendimento, chegando a 11,6 milhões.

As regiões de maior poder aquisitivo continuam atraindo mais investimentos. O Sudeste, que abriga 53% dos shoppings atualmente, vai receber 54% dos novos empreendimentos com inauguração prevista para 2012. O estado de São Paulo é o que terá mais inaugurações neste ano: 15. No entanto, o destaque fica para a região Norte, que ganhará cinco novos shoppings. “Esse número pode parecer pequeno, mas representa um avanço de 33%, tendo em vista a pequena base instalada na região”, diz o analista de geonegócios do IBOPE Inteligência Fábio Caldas.
A distribuição desses centros comerciais atualmente está concentrada em cidades com mais de 300 mil habitantes. Estão localizados em cerca de 70 municípios que, juntos, representam 1,2% das cidades brasileiras e acumulam 76% dos empreendimentos em operação no país.
Ao todo, 28 novos centros comerciais serão inaugurados em regiões que vão passar a ter seu primeiro shopping e 36% estão previstos para cidades com menos de 300 mil habitantes. “Devido ao crescimento acelerado, o setor de shopping vem se interiorizando. Antes concentrados somente nas grandes cidades, os novos empreendimentos estão chegando às cidades médias”, afirma Caldas. (Foto: Stock.xchng by Maciek Pelc / Cortesia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário