segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto propõe a inclusão social e a preservação ambiental



No último dia 27 de junho, o Sinditêxtil-SP lançou, em São Paulo, o Projeto “Retalho Fashion”, que pretende organizar o descarte e a coleta de resíduo têxtil (retalho) na região do Bom Retiro e vendê-lo a indústrias recicladoras. A ideia é capacitar pessoas para a coleta e seleção do material com geração de emprego e renda.
Em 2011, o Brasil importou 13.477 toneladas de trapos de tecidos, o equivalente a mais de US$ 13 milhões, para abastecer empresas que compram e reciclam este material na fabricação de novos fios. Somente a região do Bom Retiro, local em que funcionam 1.200 confecções, é responsável pela produção de mais de 12 toneladas de resíduos têxteis por dia.
A iniciativa, que conta com o apoio do SENAI SP, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), da Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro e da Prefeitura de São Paulo, propõe a inclusão social e a preservação ambiental por meio da reciclagem de resíduos têxteis.
Para Alfredo Emílo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP, não faz sentido importarmos retalhos se descartamos de maneira incorreta o mesmo material. “O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão e não podemos continuar importando o que jogamos no lixo. Além disso, o Projeto poderá contribuir para a inclusão social e preservação ambiental”, comenta Bonduki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário